Pesquisadores LEDMa participam do 2° DEGRADA em Lisboa

A equipe de pesquisadores LEDMa, composta pelos pesquisadores Daniel Ribeiro, Nilson Amorim, Bruna Santos e Guilherme Oliveira participou do 2º Encontro Luso-Brasileiro de Degradação em Estruturas de Betão, ocorrido na cidade de Lisboa, entre os dias 26 e 29 de setembro de 2016.

Os pesquisadores do LEDMa se destacaram, com a apresentação de seis trabalhos técnicos, além de uma palestra, proferida pelo Prof. Daniel Véras Ribeiro. Os pesquisadores Bruna e Nilson (ICs) e o mestrando Guilherme apresentaram seus trabalhos oralmente, recebendo elogios de todos os presentes no Encontro, com diversos questionamentos, atestando o interesse dos congressistas pelos temas apresentados.

                            
 Abertura do evento


 Apresentações técnicas - Nilson e Guilherme


 Apresentações técnicas - Bruna e Prof. Daniel Ribeiro


Palestra ministrada - Prof. Daniel Ribeiro


Foi destacada, também, a presença dos professores Paulo Roberto Lima (UEFS) e Marcílio Vilasboas (UCSal), além da engenheira Adriana Calmon (TECON), fazendo com que a delegação da Bahia fosse a maior do evento. 

 Apresentações técnicas - Marcílio Vilasboas (UCSal) e Paulo Roberto Lopes (UEFS)


 Equipe LEDMa, juntamente com os Profs. Marcílio Vilasboas (UCSal, esquerda) e Paulo Lima (UEFS, direita)


Após apresentações dos trabalhos, ocorridas nos dias 27 e 28 de setembro, o evento foi encerrado em mesa composta pelos colegas portugueses, com o Prof. Almir Sales (UFSCar) fazendo a apresentação do 3º Encontro, a ser realizado na cidade de São Carlos, em 2018. Por fim, foi registrada a presença da delegação brasileira em terras lusitanas.

Encerramento do 2° DEGRADA e registro da delegação brasileira no evento


Para finalizar o dia, tivemos um jantar de confraternização, onde foi possível degustar a maravilhosa culinária portuguesa, regada a bom bacalhau e vinho, aos pés do Castelo de São Jorge.

 Jantar de confraternização


No dia 29 de setembro foi realizada uma visita técnica às obras de reparação de pontes no complexo viário da Aguieira e à barragem da Aguieira, situada a jusante da foz do rio Dão. Foram mostrados diversos estudos de caso, quando os pesquisadores LEDMa puderam ver de perto casos de carbonatação, corrosão e RAA em estruturas.

 Visita técnica às obras de reparação de pontes no complexo viário da Aguiera e à barragem da Aguiera


Após as obrigações vinculadas ao evento, a equipe LEDMa visitou a cidade de Aveiro, no norte de Portugal, onde visitaram a Universidade de Aveiro, uma das mais prestigiosas Universidades europeias em engenharia cerâmica, podendo conhecer as suas instalações e laboratórios, além de visitar esta bela cidade portuguesa, conhecida como “Veneza Portuguesa”.

 Visita à Universidade e à cidade de Aveiro


Assim, este foi um importante passo do LEDMa rumo à sua internacionalização, quando, pela segunda vez discentes se apresentaram fora do país.