Pesquisadores do LEDMa se destacam no 57º Congresso Brasileiro do Concreto

Entre os dias 27 e 30 de Outubro, aconteceu o 57º Congresso Brasileiro do Concreto, tradicional evento realizado pelo IBRACON. Este ano o evento foi sediado em Bonito/MS e, como esperado, contou com a participação de alunos, professores, pesquisadores e profissionais de todo o Brasil e de outros países.

Os participantes puderam assistir a palestras, seminários e sessões técnicas, além de participar de comitês técnicos científicos e da FEIBRACON, com expositores técnicos e as tradicionais competições de concretos de alto desempenho.

Os principais centros de pesquisa do país estavam presentes e o LEDMa não foi exceção. A equipe de pesquisadores esteve bem representada com a participação de seu coordenador, Daniel Véras Ribeiro, dos mestrandos Silas Andrade, Raphael Mariano e Luciano Renato, além dos pesquisadores IC Bruna Santos, Nilson Amorim, Raquel Arraes, Adriana Silva e Débhora França. No total, foram publicados 12 trabalhos no evento, sendo 4 deles, oralmente.

Apresentação do trabalho da aluna Adriana Silva - "Concretos com gradação de propriedades e seu desempenho quanto à resistência mecânica à compressão"

Apresentação do trabalho da aluna Débhora França - "Avaliação das propriedades de argamassas, no estado endurecido, utilizando cinza de eucalipto como substituição parcial ao cimento Portland"

Apresentação do trabalho da aluna Bruna Silva - "Influência da adição de metacaulim na carbonatação em concretos de cimento Portland"

Apresentação do trabalho do aluno Nilson Amorim - "Efeitos da incorporação de ar na durabilidade do concreto submetido a ciclos de gelo-degelo"

Apresentação do trabalho da aluna Rafaela Rey - "Influência da utilização do metacaulim na reação álcalis-agregado (RAA) em argamassas"

Apresentação do trabalho do aluno Luciano Renato - "Influência da adição de resíduos de corte de mármore e granito (RCMG) na reologia das argamassas"

Apresentação do trabalho do aluno Raphael Mariano - "Utilização do pó de retífica como retardador de pega no cimento e avaliação das propriedades de argamassas no estado endurecido"

Apresentação do trabalho do aluno Silas Andrade - "Correlações entre resultados de ensaios de coluna e de migração iônica e análise da influência do uso da sílica ativa nos parâmetros de transporte em concreto"

Pesquisadores do LEDMa, Prof. Antônio Sérgio (UFBA) e Túlio Bittencourt, diretor presidente do IBRACON


Dois outros destaques da equipe LEDMa foram:

1) A sessão que contou com a apresentação do Prof. Daniel Ribeiro, coordenada pelo Prof. Enio Pazinni (UFG), contou, ainda, com a presença de grandes especialistas na área de durabilidade, mundialmente conhecidos: Paulo Helene (USP), Carmen Andrade (Espanha) e Odd Gjorv (Noruega), ratificando o reconhecimento da comunidade científica ao trabalho desenvolvido no LEDMa/UFBA

Sessão do simpósio de durabilidade na qual contou com a apresentação do Prof. Daniel Ribeiro

2)  Equipe UFBA IBRACON formada por 8 alunos do curso de Engenharia Civil da UFBA, sendo 4 (quatro) deles integrantes do LEDMa (Raquel, Bruna, Adriana e Débhora), foi responsável por uma conquista inédita para a Universidade. A equipe conquistou o 2º lugar nos concursos Concreto Colorido de Alta Resistência (COCAR) e CONCREBOL e o 5º lugar no Aparato de Proteção ao Ovo (APO). A equipe foi coordenada pelo Prof. Antônio Sérgio.

Jantar de premiação - 2° lugar CONCREBOL e COCAR

Delegação Bahia: UCSAL, UFBA, UNIFACS e IFBA Eunápolis