Pesquisadores do LEDMa participam do XIII Congresso Internacional Sobre Patologia e Reabilitação de Estruturas (CINPAR 2017)

A equipe do LEDMa foi representada pelos pesquisadores Nilson Amorim e Igor Parente no XIII Congresso Internacional Sobre Patologia e Reabilitação de Estruturas, na cidade de Crato/CE entre os dias 07 a 09 de setembro de 2017.

 

O aluno de iniciação científica Nilson Amorim se destacou com a apresentação dos trabalhos intitulados “Influência da substituição do agregado natural pelo agregado reciclado no concreto, quanto à penetração de cloretos, avaliada por meio da migração iônica” e “Avaliação da profundidade de carbonatação em concretos contendo agregado reciclado”, com co-autoria do pesquisador Guilherme Augusto de Oliveira e Silva, sob orientação do coordenador do LEDMa Professor Doutor Daniel Véras Ribeiro.

    

Igor Parente se sobressaiu com a apresentação do trabalho intitulado “Efeito da sílica ativa na corrosibilidade do concreto armado, avaliada por meio da resistividade elétrica e determinação do potencial de corrosão”, com co-autoria do pesquisador Daniel Andrade Mota. Na oportunidade o pesquisador Igor Parente apresentou também o trabalho intitulado “Uma revisão sobre a eficiência da realcalinização química e eletroquímica em concretos carbonatados”, com co-autoria da doutoranda Marianna Luna Sousa Rivetti.  Ressalta-se que ambos trabalhos foram realizados sob orientação do coordenador do LEDMa Professor Doutor Daniel Véras Ribeiro.
  
   


Além disso, o pesquisador Igor Parente apresentou um trabalho intitulado “Corrosão negra: um estudo comparativo entre as causas e mecanismos de corrosão em estruturas de concreto armado”, que foi desenvolvido na disciplina de Ciência dos Materiais Cimentícios do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal da Bahia, com co-autoria da doutoranda Fernanda Nepomuceno e a pesquisadora Tatiana Barretto.