Aprovado o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal da Bahia

A partir do dia 1º de janeiro de 2016 passou a vigorar a alteração de nome do antigo Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana (MEAU) para Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil (PPEC), em decisão homologada pela CAPES em 22 de dezembro de 2015.

O PPEC inicia suas atividades com o legado de 199 defesas de dissertação de mestrado ocorridas no MEAU ao longo de seus 18 anos e passa a ser o único Programa de Pós-Graduação exclusivo em Engenharia Civil do Estado da Bahia (na UEFS existe um Programa em Engenharia Civil e Ambiental).

Segundo o Prof. Dr. Daniel Véras Ribeiro, coordenador do PPEC, "esta alteração é fruto da consolidação de um trabalho que se iniciou há cerca de 8 anos, tendo como consequência a redução do tempo médio de conclusão de quase 40 meses para cerca de 25 meses e melhorias na infraestrutura do Programa e de seus laboratórios, maior produtividade dos pesquisadores envolvidos. Hoje temos um grupo de 25 Pesquisadores no Programa, sendo 18 Permanentes e, destes, 8 são bolsistas de produtividade CNPq. O próximo passo é a implementação do curso de doutorado em Engenharia Civil. Aos poucos nos consolidamos como um Programa de referência".

O PPEC conta com três grandes áreas de concentração: Geotecnia; Construção Civil e Materiais e; Transportes e Informações Espaciais. A solicitação para abertura do curso de doutorado ainda está em avaliação da CAPES, mas, segundo o Prof. Daniel, "estamos próximos e acredito que seja uma questão de tempo".

O PPEC está sediado no 8º andar da Escola Politécnica da UFBA, na Federação.